domingo, 30 de novembro de 2008

CAMINHOS A SEGUIR .. " Na volta que o mundo deu , nas que o mundo dá , quem viaja pelo mundo , tem histórias pra contar .."

A CAPOEIRA TEM VÁRIOS CAMINHOS, OS MEDÍOCRES ESCOLHEM OS MAIS RÁPIDOS, SEJA GRANDE .... foi exatamente esta mensagem que Mestre Dionizio escreveu na minha camisa branca quando sai de Brasília pra vir a São Paulo .. demorei muito tempo para compreender o que quis dizer e nem sei exatamente se sei hoje , mas sempre me marcou, para plantar, manter sempre bem estruturado o meu trabalho ou meu caminho na capoeira...
Oportunidades, sempre temos, mas é muito difícil saber diferenciar aquilo que será constante, sólido, daquilo que é passageiro... coisa de momento ..
Em nosso evento este ano tive a oportunidade de abrir um momento onde podemos conversar , refletir sobre nossos caminhos na capoeira, Mestre igor , Mestre Kim, Esquilo, cobrinha, Eu , meu alunos e alguns outros capoeiristas de grupos amigos ... o papo girou em torno das conquistas pessoas que obtivemos, das rodas que nos marcaram, ética dos professores, processos educacionais na capoeira ( este é o que mais preocupa, em breve falarei sobre isso ), ascensão social entre outros ... no final falei sobre nosso papel em criar espaço para esta galera nova que vem batalhando na capoeira ... será que facilitamos demais pra eles, coisa que nossos mestres nunca fizeram ? será que estamos querendo mais do que eles? será que não estamos respeitando o tempo deles de amadurecimento, de desenvolvimento? a resposta a isso ainda não tenho .. me preocupa com as exigências que hoje a sociedade faz, se eles terão a mesma possibilidade que tivemos de crescer, não que nada nos foi dado, pelo contrario batalhamos e muito por tudo , por cada jogo , ou cada compra , toque de berimbau , de pandeiro ou por cada "bolacha de agua e sal" que comemos nas estradas , por cada apuro que tivemos ou chuva que tomamos na cabeça, ou aos vários , digo novamente , vários "NÃO" que tomamos , nessas vortas que o mundo dá..
História, ter rodagem, hoje infelizmente é tão mais fácil que se passou a não dar mais valor a nada disso, hoje navego no "youtube" e vejo vários capoeiristas nos mais diversos momentos e rodas, acabo vendo e imaginando o que aconteceu lá , vejo o martelo entrando, a esquiva, a banda puxando por baixo , mas somente quem já foi lá sabe exatamente o que acontece... saber o cheiro do lugar, a brabeira de chegar , a etica de se fazer apresentar, bem mansinho , sabe reconhecer e segurar a onda quando é preciso, mudar de cor quando é necessário, mandigar e negaciar quando são bento pede pra ser pequeno e crescer e se firmar quando são bento pede pra ser grande .. Só quem é capoeira sabe o que isso quer dizer e se indentifica ...

.... Só sei da onde venho
não sei onde vou chegar
só sei que na bagagem
eu levo meu abadá
um berimbau viola
muita vontade de jogar
no pescoço um patuá
no meu sangue um orixá
saudade da minha terra
saudade onde passar
recomendações do mestres
não me canso de lembrar
vou ter fama, vou ter glória
nos lugares que passar
mas sei que um dia eu volto
nas voltas que o mundo dá .... "
( D.P )

2 comentários:

Longui disse...

Nossa...lendo essas palavras voltei ao tempo... e viagei um pouco...até hoje tenho a camiseta do evento que tem essa frase do Mestre Dionízio..A CAPOEIRA TEM VÁRIOS CAMINHOS, OS MEDÍOCRES ESCOLHEM OS MAIS RÁPIDOS, SEJA GRANDE...e somente com o tempo vamos entendendo o verdadeiro significado dessa frase...apenas com a vivência...com os erros...com as conquistas...vamos entendendo um pouco mais sobre esta reflexão...e acredito que muitas pessoas(não só na capoeira) escolhem o caminho mais fácil...(se esquecendo que não necessariamente seria o mais certo)..acredito que hoje em dia as coisas vem muito mais fácil em nossas mãos..e as vezes não damos o devido valor...por isso que sempre procuramos dizer que tudo que é conquistado, tudo que é suado...é mais gratificante e valioso...vemos por aí muitas formações precoces...e consequentemente frutos desses trabalhos não tão estruturados e fortalecidos....como o senhor mesmo disse é muito difícil saber diferenciar aquilo que será constante, sólido, daquilo que é passageiro...mas eu como uma iniciante no mundo da capoeira..acredito que ainda existem muitas pessoas que levam a capoeira muito a sério...e que servem como exemplo...para que possamos nos espelhar e sempre correr atrás..sem esperar que as pessoas nos tragam nas mãos...por isso que me orgulho em saber que existam pessoas que se preocupam não só com a estética da capoeira...mas principalmente com seu valores..com sua história...com sua identidade cultural...como Contra Mestre Paulo Renato...um grande exemplo de capoeirista pra mim...que Deus te ilumine sempre!!!

bjs Longui - Jundiai-SP

Contramestre Paulo Renato SP disse...

Valeu Longui pela força , somando cresceremos todos .. seja bem vinda !!
abçs