quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Roda na Quorum .... A primeira fora do GG _ Mestre Zullu ...

Era um dia de sábado , Mestre ( na epoca , contramestre) Dionizio nos chamou pra irmos a um roda .. na Asa Norte , na academia Quorum , local onde Mestre Zullu dava aula .. era de tarde .. fomos no carro do Dionizio , eu , Rivaldo , regina e lairan .. fantastico .. roda cheia , com o Mestre comandando , varias pessoas , todo o grupo Beribazu na roda , achei esquisito , qdo vi , 4 caras que ficavam no canto da academia , não falavam com ninguem somente entre eles , com um calça verde , cabeça rapada , sem camisa e com tatuagem nas costas , eram "gigantes" , fortes demais , imagina a gente tudo adolescente com 14, 15 anos e aquelas muralhas na roda ..
A roda do mestre começava com os alunos sem cordas primeiro , os "iniciantes" .. abaixei-me ao pé do berimbau , e um mestre , até então o mais novo , deu um berro na sala que me assustou " .. IIIIIEEEEEEEEEEEEEE " aquilo me marcou até hoje ..
em seguida cantou , achei estranho por ele ser branco .. mas me emocionou demais ..
" As vezes me chamam de negro
pensando que vão me humilhar
mas o que eles não sabem
é que so me fazem lembrar
que eu venho daquela raça
que lutou pra se libertar
que criou o maculele
acredita no camdomble
que tem o sorriso no rosto
a ginga no corpo
e o samba no pé
que fez surgir de uma dança
uma luta que pode matar
capoeira arma poderosa
na luta da libertação
brancos e negros na roda
se abraçam como irmão
perguntei
camarada o que é meu ?
é meu irmão
meu irmão do coração
é meu irmão ..

Mestre Luiz Renato
O coro quando respondeu fez meu coração parar , minhas pernas tremiam , mas foi mágico , momento unico , o jogo que rolou depois , foi um jogo , não passou de nada mais do que um jogo ...
A roda seguia e os "gigantes" como eram bons aqueles caras , quando subiu o ritmo chegou uma hora que somente eles jogavam , agarravam um aqui , jogava outro pra fora lá .. de repente um professor da Beribazu .. ABEDI , excelente capoeira na epoca , grande pessoa , jogando com o professor da turma deu uma tesoura de costas .. marca registrada da Beribazu, e derrubou o cara no chão .. ( RALIL) , nossa !! a roda mudou de figura , a turma se inflamou e começou a jogar com a galera , Abimar , Paulo Paraiba, Mestre Luiz Renato, Mestre Onça, Dionizio ( contramestre na epoca), Divino ( este merece um relato a parte, como gostava de bater em menino, fazia a festa, mas quando chegavam os homens .. hahahaha ) uma vez na nossa roda , me deu um ponteira e olha que não faziamos ponteira , no meu do " saco" quase morri, gostava de apetar mestre Dionizio , mas quando treinamos mais de 2 anos , vixe virou nosso amigo , onde chegavamos nos dava a frente , fazia a alegria da garotada . rsrsrs ..
Onde estava , bom a roda foi magica , com mestre Luiz Renato cantando o canto de entrada da roda , a galera respondendo , tinha Claudio , zuluzinho, danilo , jorge , jonhn, alunos do mestre Falcão, do mestre Zullu , enfim de toda a beribazu..
aquilo sim marcou e firmou na minha alma a capoeira ..
Iê viva meu deus
Iê a capoeira
Iê viva , Zulu
Iê viva Luiz Renato , mestre Dionizio
Iê a malandragem , camará....

Um comentário:

Unknown disse...

eu tb tava nessa roda meu brother.. e que roda.....