quarta-feira, 12 de novembro de 2008

" .. berimbau me leva pro passado , me lembra do tempo de criança ..."

Iniciei a capoeira em Novembro de 1987 , mas passei a treinar no incio do ano letivo de 1988 , em janeiro , fazia aula na Centro Educacional 02 do Guará, mais conhecio como GG ...
Contramestre Dionizio , que estava sentado num mesa de escola , no portal principal escrevendo a turma que iria começar a treinar no CAC ( centro de aprendizagem de capoeira), projeto da Fundação Educacional do DF , que mestre Zullu batalhou muito pra que acontecesse , por isso a BERIBAZU , tinha esta fama de ser um grupo de intelectual , trabalhava desde o seu inicio com a capoeira na escola..
Foram tantas as inscrições que tiveram que fazer um teste pra definir como seria dividida as turmas , num dia de segunda-feira antes do atletismo , fazia aula de atletismo com o MINGO , estava começando a ter bons resultados ,participando de competições estundantis.. me vi no patio da escola , cercado pelo um bando de gente pra fazermos o "teste" pra aula nova.. seguia um a um , fazendo a "seletiva" que se resumia em fazer um aú, e quando o contramestre perguntava se já tinhamos alguma experiencia na coisa , respondiamos ..
Fui reprovado no teste .. hahahaha , fiquei na turma dos "pangares" rsrsrs ( me perdoem , mas como tinha atletismo e tinha que conciliar fiquei na turma dos avançados..
Por ser muito timido e da turma dos "pangares" , ficava no final da fila lá trás eramos 120 alunos ( e a visão era otima , porque o contramestre mandava a gente alongar e ficava vendo a meninas , as gatinhas , rsrsrs , nunca tive alongamento quando tive a chance de fazer ficava enrolando ...),.. lembro-me de alguns , Pesado , que ainda continua treinando, cachorrão ( que era um dos destaques), Rivaldo ( um fora de serie), bruxa , tubarão, lairan ( campeã de tudo que se podia competir na fase escolar em capoeira , a primeira da gente a ter contato com os mestres da Bahia), regina , viviane, Hunpapá, Jokey ( graduado , que treinava com mestre Pesado ) Fabinho, Alberi ( este merece parte separada, caso de amor e odio com o mestre ..rsrsrsr )dudu, cadinho,Elbinho ( que virou meu aluno, mas foi o primeiro a se graduar da gente) ,Meire, Marcelo, Jaiminho, Nego, Lombriga, bom nem acredito que lembrei de tantos e me perdoem os outros que esqueci , mas buscarei lembrar ... Depois surgem oreia ( perdão ,Mestre Igor), Marcelo , Bruninho, Monica cascuda, Viviane Codorninha , Mola, Alison ,Toni, Michel, vanesa, Rafinha, Suzi, Val, Cristiane, etc.. etc.. etc...
Eramos um bando de moleques , que aos poucos iamos nos envolvendo na capoeira , treinando, buscando fazer as coisas , dentro das nossas limitações e da do contramestre...
A primeira roda que aconteceu, no GG de divulgação da capoeira , o hoje Mestre Dionizio , convidou uns amigos dele , pra fazer a roda , que coisa de louco , os cars pareciam que eram de outro mundo, pulavam , giravam , cortavam o ar , não dava pra entender nada..
Ah ia se esquecendo de mim , na turma eu era um dos piores , não sei nem porque continuei , falando a verdade sabia , porque no atletismo não tinha mulher a capoeira era lotada .....
A aula iniciava , num aquecimento e alongamento , mas o que mais me marcou foi escutar as fitas e DISCOS que o contramestre leva-la ...
... sou vagabunnnnddoooo ...confesso , da turma de 71 ( era como entendia) já rodei o mundo , nunca pude encontrar , lugar melhor prúm vagabundo , que um rio a beira-mar , odoia odopiaba , salve minha mãe iemanjá ...
Cafe na cama , eu gosto , com suco de laranja , mamaaaaoooo , e um filó ( era como entendia) encima da mesa , amanhã , quando vc for trabalhar , tome cuidado pra nõ me acordar , eu durmo tarde a noite é minha companheira , salve o amor , salve a amizade, a madrugada e a capoeira... sou vagabunnnddddoooooo ..
." hahahah como isso era bom !!!!!!!
Depois vinha o segmento simples , formação muscular, segmento duplo, formas de jogo ou roda ... o pátio da escola enchia pra ver a turma do Dionizio ( ou do careca como carinhosamente passamos a chama-lo)... Por incrivel que pareça o Dionizio fazia suceso com as professoras da Escola , somente a de Educação fisica ficava chateado , porque ele roubou os alunos dela .. rsrsrs a capoeira era um sucesso na escola ..

Nenhum comentário: