domingo, 26 de outubro de 2008

" ... meu berimbau me leva ... nas andanças pelo mundo ... "

Como cantou Mestre Balão ... " se um dia eu cair, por favor me de a mão, me levante pra jogar , capoeira .. lalae lalalá ..." (me perdoe mestre se estiver errado ..) busque na capoeira solidez , apoio forte que faça com que num dia de maré rasa as coisas caminhem bem .. AMIZADE , valor primordial, pedra fundamental , no caminho de qualquer capoeira ... sempre pensei sobre o que seria fundamental ou " pulo do gato" pra um capoeirista entrar no caminho da mestria, acreditava na maturação do corpo, maturação da mente e do espirito ( obrigado Mestre Acordeon pelas excelentes cronicas que muito nos ensina), é um pouco mais .. ter o RESPEITO de uma criança ou capoeirista mais novo , isso é básico na formação de qualquer pessoa, chama-se educação , SABER ENTRAR E SAIR, chamo de berço, raizes forte e bem plantadas , família ... DEDICAÇÃO, RESPEITO A ARTE,chamo de profissionalismo , AMOR A SUA ARTE, conhecer os FUNDAMENTOS, ACREDITAR neles, chamo de boa formação .... Acredito que o caminho da mestria , da realização do seu sonho muitas vezes de criança ... é exatamente AMIZADE, o berimbau se encarrega de nos levar e embalar em seus caminhos , e nos coloca sempre pessoas, que se formos merecedoras, que nos serão EXEMPLOS, não somente de "atletas" mas de vida, carater ..
So quem já desceu ao pé do berimbau sabe a emoção de encontrar um antigo amigo , de muita historia e ralação na estrada, poder mandingar , vadiar com ele , na maré que vem ou na que vai , na descida ou subida , na positiva ou na negativa ...(quem nunca teve momentos assim no jogo né ...) e poder acabar o jogo , apertar a mão ...dar uma abraço , poder olhar no olho, de divertir ... isso é a realização , ser querido , respeito, por ser amigos , MALUNGOS ,como os negros que vieram nos navios negreiros, de raça diferente ,credo , regiões, costumes.. mas com algo em comum , muito forte ... a CAPOEIRA..
Iê viva meu Deus,
Iê viva meu mestre
Iê viva Balão , Esquilo e rato
Bola 7, Dentinho e Perna
Iê a capoeira , camará ...

Nenhum comentário: