domingo, 5 de outubro de 2008

Conselhos

Amizade ... Na capoeira como na vida , vale algo que o Mestre Igor ( N´golo DF), me falou qdo eramos "meninos" cheios de energia atrás de capoeira ".... nunca podemos falhar com um amigo, na capoeira tem poucos , mas qdo arrumar um é de verdade ... " , isso foi algo que me moveu e me move até hj. Importante ter pessoas boas de coração contigo, pra poder tanto nos dias alegres tanto nos tristes , afim temos ".. maré que vem , maré que vai ..." te dar o apoio necessário....
Verdade.. segundo outra pessoa ( mestre Kadu/SC) ... nunca seja interesseiro, interesse é falsidade, seja um capoeira humilde, que serás homem de verdade .. " acredite em vc , nos seus fundamentos e naquilo que foi aprendido em casa , na academia com seu mestre.. há tempo pra tudo, plante que colherá , a capoeira nunca abandonou e nunca abandonará quem é verdadeiro com ela ...
Humildade e confiança ... qdo sai da minha terra pra iniciar o trabalho em SP , meu mestre ( Mestre Dinizío N´golo DF) escreveu em uma camisa algo tb que me marcou muito " ... na capoeira tem varios caminhos , os mediocres escolhem os mais rapidos , seja GRANDE..." , tb influenciou minha vida, tenha a paciencia de descobrir e a hombridade de aceitar e aprender aquilo que vc não sabe , mas acima de tudo tenha a dignidade de reconhecer o que sabe ....
Agora peço perdão por não me lembrar exatamente quem me disse , mas foi em 1990 , no Jeb´s ( jogos Escolares Brasileiros) que não pude disputar , por estar doente .. que nas competições uma mestre baiano ou Mestre Itapuã, ou Paulo dos Anjos ou Ezequiel , me falou que " ... todo capoeirista tem algo de bom , o pior do mundo (se isso existe) tem um jeito , uma manhã de fazer algo , um trejeito que somente ele sabe .. busque aprender com todos .
Viva a capoeira, intensamente , mas lembre-se que é uma Parte , importante da minha vida, trato-a com carinho , dedicação e respeito ... mas torno a dizer de nada adianta ser um excelente levantador de perna, mas um idiota como pessoa... Mestre Zullu ( Grupo Ideário DF, ex. fundador Grupo Beribazu , minha antiga casa) , me serviu de norte qto a isso .. maior do que o idolo , a lenda é o Homem .... e assim seja..
Iê , viva meu mestre..
Iê , a capoeira , camará ....

Nenhum comentário: