quinta-feira, 30 de julho de 2009

Valores !!

Há alguns dias venho conversando com algumas pessoas , alunos , amigos , gente envolvida na capoeira... e constantemente , é decorrente o assunto .. que fulano sai de tal grupo .. Beltrano foi pra tal grupo e esta insatisfeito, que nasce um grupo hoje , fecha amanhã .. e vira um bola de neve danada... que parece brincadeira de cobra mordendo o próprio rabo , não tem fim , ou até tem mas não será bom pra ninguém , nem pra nossa modalidade , porque a renovação acaba nunca chegando .... e temos academias de muita gente vazia , desmotivando professores , capoeiristas .. etc..
Primeiramente queria dizer que não sou contra, formação de novos grupo , porque formamos o grupo N´golo, após um processo de crescimento natural que tivemos dentro do grupo Beribazu e precisávamos seguir nosso caminho ..
Mas a situações que são vitais para o desenvolvimento deste processo , primeiro lembrar que quando se forma um grupo , você acaba sendo o " mestre", como todo respeito aos grandes, do seu trabalho, mas na maioria das vezes nem o processo de graduado, aluno , professor foi formado, imagine o de "mestria"... quando falo mestria , me refiro ao fato que a pessoa acaba sendo a cabeça , a linha de frente do grupo novo.... é o que falava Mestre Paulo dos Anjos em suas cantigas " quem não sabe não ensina , deixa quem sabe ensinar".. lembro aqui que existem excessões , mas como o nome diz são excessões ..
A pouco tive contato com um novo professor que havia saído de uma grupo , e formado o seu .... ele queria que eu o apoiasse , que fosse padrinho do trabalho dele .. fiquei lisonjeado com a procura, com o carinho e respeito demonstrado por mim , mas o perguntei o que significava , ser padrinho dele e do grupo dele .. até hoje não soube me responder ...
A coisa ficou um pouco sem sentido .. como amigo e capoeirista nunca neguei e não posso negar roda e treino a ninguém ..
Um segundo conversou que sai de seu mestre procurou um professor que sai na revista e tem uns vídeos no YouTube ( viva a tecnologia), grava DVD , e vende ( tecnologia a serviço do capoeirista).. chegando lá foi falado e prometido um monte de coisa , depois de um tempo , nada aconteceu, ficou frustrado e hoje reclama que devia ter ficado de onde saiu, ou em alguns casos , até param de treinar a capoeira... alegam como motivo, frustração , desvalorização... Bom a valorização tem que esta em você ,sua força de vontade ou busca de crescimento esta em achar alguém que complete sua formação como capoeirista , como pessoa , e não um grupo onde você pode se encostar ... As vezes preferimos "roubar", me perdoe se for muito forte, o conhecimento de alguém , se escorando no nome dele , do que construir algo , ou busca algo em alguém ou alguem que nos auxilie em nosso desenvolvimento .. enquanto capoeirsta , sempre escutei os mais velhos falarem em " pulo do gato" , o segredo, o fundamento ... hoje infelizmente se busca a mais nova celebridade das rodas ..
Valores,
Ética
Exemplo
São o que acredito ser a base de um trabalho , junto a conhecimento , técnica, fundamento... As vezes escuto muito também falarem sobre os "sarobas", mas algo me marcou bastante nos últimos dias , estive numa roda , numa academia pequena , e vivenciei um momento magico .. gente simples , berimbau ruim ( rsrsr), alunos novos , e graduados , nada esteriotipados , ou estilizados como alguns gostam muito de falar .. mas um energia fora do comum , todo mundo gingando , cantando , jogando na roda , martelo , banda, negativa , saída de role , os camaradas caiam levantam , buscavam na volta ao mundo a reinicio , e o momento oportuno de entrar .. e o mestre mantendo a energia , e o legado da nossa arte , seus fundamentos , como aprendeu, o sorriso de quem vadiou com o camarada , brincou , lutou , mas principalmente se permitiu jogar nas voltas que mundo , dá ..
viva meu mestre
IE a volta ao mundo
IE que mundo deu
vem me ensinar
O jogo de mandiga , camará ...

Nenhum comentário: